Ajuda

Para criar uma estante virtual
Aprendendo a comentar
Aprendendo a navegar em um blog


Para criar uma estante virtual

O primeiro passo para criar a sua estante virtual é o cadastramento no site “skoob” (books ao contrário). O processo é muito simples. Após entrar no site, clique em “cadastre-se” e preencha os campos com as informações solicitadas. A senha deve ter no mínimo 6 dígitos (letras e/ou números). Em seguida, clique em “Fazer cadastro”. Vai surgir uma mensagem confirmando a realização do cadastro.

O passo seguinte é acessar o site na condição de membro. Para isso, selecione “Clique aqui para fazer login”. Digite seu “login” e “senha” e clique em “Entrar”.

A partir desse momento você tem acesso às mais variadas informações que detalharemos melhor em outro post. Nesse momento, vamos nos concentrar na etapa mais divertida que é adicionar livros à estante.

A entrada de dados pode ser aleatória ou não. Se você quiser que os livros fiquem em uma determinada ordem, por exemplo, data de leitura, lembre-se de inseri-los dessa forma: primeiramente os mais antigos até chegar ao mais recente. É como se os livros formassem uma espécie de pilha, ou seja, o primeiro a ser inserido fica no final da sua estante, enquanto o último a ser adicionado aparece em primeiro lugar.

Estabelecida a ordem de entrada, comece a busca pelas obras. A pesquisa pode ser feita por título, autor ou editora. Há duas caixas no alto da página, no lado direito. Marque a opção “livro”, se conhecer o título (completo ou em parte), digitando-o na caixa ao lado. Após, clique em “Buscar”. Podem surgir várias imagens de livros cujos títulos contenham as palavras digitadas. Quando encontrar o que deseja, clique na caixinha azul onde se lê: “Adicionar”. Em seguida, escolha entre as opções que vão surgir: “Lido”, “Lendo”, “Vou ler”, “Relendo”, “Abandonei”. Pronto! O livro já foi inserido em sua estante. Repita o processo para todos os livros que desejar em cada uma dessas categorias.

Você também pode incluir livros a partir do autor. Essa opção é a mais interessante quando você já leu vários títulos do mesmo autor, uma vez que vai encontrá-los em uma única pesquisa. A página com o resultado da busca destaca o número de obras encontradas, sendo exibidas 20 delas por página. Vá mudando de página até encontrar todos os títulos que procura. Adicione os que desejar. Repita o processo para outros autores.

Se incluir um título errado, ou quiser incluí-lo em outra categoria, repita o processo e clique em “Excluir” que aparece logo abaixo de “Abandonei”.

Se o livro tiver várias edições, você poderá escolher exatamente aquela que você leu. Para isso, clique na imagem do livro. Na página seguinte, no quadro do lado direito com várias capas, clique em “ver todas”, que aparece ao lado do número de edições da obra. As edições existentes são apresentadas com os dados necessários para identificação. Adicione a que desejar.

Você também pode avaliar o livro com 1 a 5 estrelas, clicando primeiramente na capa e, na página que surgir, nas estrelas que quiser qualificar a obra.

Nessa mesma página, você também pode fazer uma resenha, clicando na aba “Resenhas”. Ali você vai encontrar todas que já foram feitas para aquela obra e respectivos comentários.

Terminado o processo, clique em “Minha estante” no alto da página para vê-la. Você tem 2 opções de visualização cujos ícones estão logo abaixo da guia “Estante”. O que tem 6 quadradinhos dispostos em 2 linhas, apresenta as capas uma ao lado da outra (estante horizontal). O outro que tem 2 quadradinhos seguidos de 3 linhas cada, exibe a capa com o título ao lado (estante vertical). Clique em ambas para conhecer as diferenças de apresentação.

Você tem a opção de catalogar livros e autores, bem como outras edições, não encontrados no banco de dados, através dos links respectivos no final da página. Os administradores pedem apenas para você se certificar sobre a inexistência de registro da obra para evitar duplicidade. Apesar do cadastro de livros ser muito organizado, isso pode ocorrer. Nesse caso, você pode ajudar, entrando em contato com eles através do “Fale conosco” no final da página para informar o ocorrido. Eles verificam e corrigem a falha rapidamente.

Se quiser, você também pode comprar o livro. Para tanto, basta clicar em “comprar” e escolher entre os fornecedores que surgirem. A página é aberta diretamente no livro procurado, não havendo necessidade de nova pesquisa dentro do site de compra.

Quer começar o processo? Clique aqui para criar sua estante virtual.

......................................................................................................

Aprendendo a navegar num blog

O primeiro passo é conhecer alguns termos utilizados como: 
  • Site: é um local determinado da web onde está armazenado um conjunto de páginas virtuais.
  • URL: é o endereço da web que permite localizar uma página virtual de um site.
  • Exemplo: http://www.bibliotecatrt3.blogspot.com/
  • Blog: é uma espécie de site descomplicado que permite a leigos a publicação de artigos em um endereço eletrônico específico. A proposta essencial é a interatividade entre as pessoas que o acessam e o gerenciador do blog, através dos comentários que são publicados ao final de cada artigo.
  • Link: é uma forma de conexão entre endereços da web dentro de um mesmo site ou em sites externos. Para reconhecer um link, basta passar o mouse por cima da palavra(s) ou figura. Se o cursor mudar sua imagem de seta para uma “mãozinha”, você está diante de um link. Eles também podem vir na forma de palavras sublinhadas ou grafadas em cor distinta daquela utilizada no restante do texto.
  • Páginas: são postagens fixas, acessáveis através de títulos normalmente dispostos na barra de navegação do blog (bem no alto da página). Tomando nosso blog como exemplo, seriam: “Início”, “Caminho das Letras”, “Acervo”, “Funcionamento” etc. Ao clicar em qualquer desses títulos, que na verdade são links, você acessa o seu conteúdo.
  • Post: é um artigo publicado na página inicial pelo gerenciador do blog. As postagens vão se acumulando, sendo armazenadas por data, em ordem decrescente, ou seja, o primeiro post a ser visto é sempre o mais recente. Para ver os anteriores, basta ir rolando a tela para baixo ou buscar em “Arquivo do blog” o título que o interessa.
  • Arquivo do blog: é o local de armazenamento de todos os títulos de matérias publicadas (posts), agrupados por mês, também em ordem decrescente como os próprios posts. Em nosso blog fica na coluna à direita.
  • Comentário: é nesse espaço que o leitor interage com o gerenciador do blog e com outros leitores. É o retorno que o autor recebe pelo artigo publicado. Pode ser feito em qualquer post. Ao clicar na palavra “comentários”, que fica no final de cada postagem, você tem acesso tanto aos comentários feitos por outras pessoas quanto ao local de editar seu próprio comentário. Essa comunicação é o objetivo maior de todo blog. Veja nesta mesma página, logo abaixo, o passo a passo de como fazer um comentário.
  • Vídeos: normalmente aparecem como uma telinha com uma seta dentro. Para assistir, basta clicar na seta. Às vezes o vídeo demora um pouco para carregar, por isso começa a passar e daí a pouco pára, depois começa de novo. Nesse caso, clique no botão que tem 2 barrinhas (pausar), aguarde uns instantes e então clique na seta para iniciar o vídeo. Se você clicar no quadrinho com 4 setas apontadas para os cantos, você vai assistir ao vídeo em tela cheia. Para voltar à tela normal, basta apertar a tecla “esc”.
De posse dessas informações iniciais, você pode começar a navegar, ou seja, a transitar pelo conteúdo do blog. Rapidamente você vai se sentir mais confiante para buscar outros conteúdos até mesmo em outros sites. Se tiver qualquer dúvida, entre em contato conosco pois teremos o maior prazer em atendê-lo.
......................................................................................................

Aprendendo a comentar

Você já clicou na palavra “comentários” no final de cada artigo publicado? É divertido! Essa é a forma de você compartilhar das ideias dos demais leitores e dos responsáveis pelo blog. Esse é o sentido do blog. As matérias publicadas, chamadas de posts, são separadas por data de inserção no blog e armazenadas em ordem decrescente, ou seja, o primeiro post a ser visto é sempre o mais recente. Ao final de cada um deles há um espaço destinado aos comentários, tanto para leitura quanto para redação. Você pode comentar em qualquer um e a qualquer momento, não importa a data de publicação.

Ao clicar na palavra “comentários”, imediatamente será aberta a página que contém todos os comentários feitos até então. Logo abaixo há uma caixa para digitação de texto. Deixe ali sua mensagem. Quando terminar de redigir, clique em “Selecionar perfil” e opte por “Nome/URL”. Vai aparecer outra caixinha de edição pedindo seu nome e URL. Basta você colocar seu nome ou apelido. Não é preciso preencher a linha abaixo que pede a URL. Clique em continuar para retornar à caixa de mensagem. Clique em “Postar comentário”. Em seguida vai surgir uma tela de visualização do seu comentário, solicitando a sua confirmação sobre o texto a ser postado. Para tanto, você deve digitar as letras coloridas que aparecem abaixo de “Verificação de palavras” e clicar em “Postar comentário” novamente. Pronto. Seu comentário foi publicado com sucesso!

Se você não quiser se identificar, não tem problema. Na caixa de seleção do perfil, opte por “Anônimo”. O restante do processo é o mesmo.

Experimente! Deixe sua mensagem ou sugestão. Pode parecer complicado, mas não é. Pode acreditar! Aguardamos você.
Google Analytics Alternative